Principais cidades suspendem vacinação contra a Covid durante feriado de aniversário do Tocantins

0
77

Em Palmas, Araguaína e Gurupi não haverá aplicação das doses nesta terça-feira (5). Vacinação contra Covid-19 fica suspensa nas principais cidades do estado durante feriado
Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas
As principais cidades do estado suspenderam a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (5) por causa do feriado em que se comemora o aniversário de 33 anos do Tocantins.
Os municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional confirmaram que não haverá imunização no feriado. A aplicação das doses volta ao normal na quarta-feira (6).
Palmas
Nesta segunda-feira (4), ponto facultativo para servidores públicos municipais de Palmas, mais de 20 Unidades de Saúde da Família foram abertas para receber moradores com mais de 12 anos. O agendamento foi aberto na plataforma da Secretaria de Saúde.
Nas unidades também houve atendimentos dos idosos com mais de 70 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos que puderam tomar a dose de reforço. Vale destacar que os idosos e profissionais da saúde devem observar o intervalo de seis meses da aplicação da segunda dose e os imunossuprimidos 28 dias.
Araguaína
Araguaína também abriu unidades de saúde para aplicação das doses nesta segunda-feira. A prefeitura da cidade também decretou ponto facultativo. A vacinação foi oferecida das 8h às 13h, no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, e nas 19 Unidades Básicas de Saúde do município. A aplicação da terceira dose está sendo realizada apenas no ginásio.
Gurupi
Em Gurupi, também não houve vacinação nesta segunda-feira em função do ponto facultativo. A prefeitura disse que na quarta-feira (6) será aplicada a dose de reforço nos profissionais da saúde.
O secretário municipal de Saúde, Vânio Rodrigues, explicou que caso o profissional de saúde tenha 06 meses que recebeu a segunda dose da vacina contra Covid-19, ou, dose única, está apto a receber a dose reforço do imunizante Pfizer, que será aplicada no Sesi e Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, entre 08 e 16 horas.
Quem for receber a vacina deve levar os documentos pessoais e o cartão de vacinação.
O município ressaltou que a imunização do público acima de 12 anos continua, assim como a aplicação da segunda dose e a dose reforço para os idosos acima de 70 anos e pessoas com comorbidades. O local a ser procurado para receber o imunizante, nestes casos, também é o Sesi e Escola Municipal Antônio de Almeida Veras, entre às 8h e 16h.
Porto Nacional
Em Porto Nacional, a vacinação volta a ser realizada na próxima quarta-feira (6) em todas as unidades de saúde do município e do distrito de Luzimangues para os seguintes públicos:
12 a 17 anos;
Reforço para idosos acima de 60 anos;
Reforço para imunossuprimidos;
Reforço para profissionais da saúde
Segundo o município, com exceção dos inunossuprimidos que devem observar o intervalo de 28 dias desde a 2ª dose, os demais públicos serão vacinados após seis meses.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins